sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Programa Federal “PIBID” - ProEMI


O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é um programa do governo federal cujo objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio”. (trecho extraído do portal: http://portal.mec.gov.br/pibid). 


Na escola Pascoal Ramos, tivemos ao longo deste ano a execução de atividades do PIBID QUÍMICA e do PIBID LÍNGUA PORTUGUESA (Francês), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O PIBID QUÍMICA foi supervisionado pela professora: Eraci Martins Fonseca e atendeu aproximadamente 200 alunos do ProEMI (Pograma Ensino Médio Inovador). 

Dentre as atividades realizadas durante o segundo semestre podemos destacar:

  • (Agosto) - Produção do resumo para o SEMIEDU 2015, com o título: “Reflexões sobre o papel da experimentação no contexto da Escola Estadual Pascoal Ramos.” (foi produzido resumo e banner. Foto do banner entre as fotos desta ação). (Setembro) - Atividade colaborativa com professores e alunos. Tema reciclagem. Confecção de produtos artesanais a partir de materiais recicláveis. Os objetos produzidos foram doados para a Pastoral da Criança. As participações dos pibidianos contribuíram na organização e potencialização dos trabalhos, bem como “estreitou” mais a relação entre ambos.  
  • (Outubro) - Atividade colaborativa com professores e alunos. Produção de jogos didáticos para o ensino de conceitos Químicos, pertinentes ao 1ª ano do ensino médio. O método pedagógico adotado para ensinar química, facilitou o aprendizados dos alunos e contribuiu positivamente para reflexões e aprimoramento da prática docente.
  • (Outubro) – Os Pibianos participaram ativamente da Feira de Ciências, no dia 29 de outubro. Esta participação serviu para perceber vários aspectos que envolvem a dimensão de um evento educativo, dentre eles: a motivação dos alunos e a culminância de atividades preparadas previamente; perceber nos educando, habilidades que integram e vincula o conhecimento científico com a realidade que o cerca; Sentir o calor do ambiente escolar. 
A seguir algumas das principais fotos das aulas executadas pelos Pibidianos de Química:



 








>> ACESSE OS LINKS ABAIXOS:


VISÃO GEOGRÁFICA - O Espaço Geográfico em discussão